Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Dia Mundial da Saúde
Presidente da Assembleia da República associa-se à mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da Saúde

​No dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, associa-se à seguinte mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. 
 
MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE
7 de abril de 2016 

"A diabetes é uma doença antiga que está a afetar, cada vez mais, o mundo moderno. Em 1980, 108 milhões de adultos viviam com diabetes. Em 2014, esse número aumentou para 422 milhões – 8,5 por cento dos adultos – refletindo um aumento global dos fatores de risco tais como excesso de peso ou obesidade.  

Apesar de termos os meios necessários para prevenir e tratar a doença, a diabetes causa, hoje, mais de 1,5 milhões de mortes, por ano. Níveis altos de glicose no sangue causam 2,2 milhões de mortes adicionais. 

Este ano, a Organização Mundial de Saúde lançou o seu primeiro "Relatório Global sobre a Diabetes", que revela a escala dos problemas e sugere formas para reverter as atuais tendências.  

O peso da diabetes não é sentido de forma igual entre países ou no interior de cada país. As pessoas que vivem em países de baixo e médio rendimento são desproporcionalmente mais afetadas, mas onde quer que encontremos pobreza, também encontramos doenças e mortes prematuras. 

A diabetes afeta os sistemas de saúde e as economias dos países devido ao aumento dos custos médicos e à perda de rendimentos dos trabalhadores afetados. Em 2011, os líderes mundiais chegaram a acordo de que as doenças não transmissíveis, incluindo a diabetes, são um dos maiores desafios para conseguir alcançar o desenvolvimento sustentável.  

No ano passado, os governos adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos quais se inclui a meta de reduzir para um terço a mortalidade prematura com origem em doenças não transmissíveis. 

Podemos limitar o alastramento e o impacto da diabetes através da promoção  e adoção de estilos de vida saudáveis, especialmente entre os mais jovens. Uma parte passa por ter boa alimentação e fazer exercício físico. Devemos também promover o diagnóstico da diabetes e o acesso a medicamentos essenciais como a insulina.

Os governos, os prestadores de cuidados de saúde, as pessoas com diabetes, a sociedade civil, os produtores de alimentos e os fabricantes e fornecedores de medicamentos e tecnologia devem, todos, contribuir para mudar o estado atual das coisas. 

Neste Dia Mundial da Saúde vamos comprometer-nos a trabalhar em conjunto para travar o aumento da diabetes e melhorar as vidas daqueles que vivem com esta doença perigosa mas que pode ser prevenida e tratada."

O Secretário-Geral das Nações Unidas

 

07.04.2016