Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Comemorações dos 40 Anos da Constituição
Teatro "Nesta Hora Primeira" e Homenagem aos Constituintes

​​No dia 13, estreou-se o espetáculo teatral “Nesta hora primeira”, produzido pelos Artistas Unidos, com texto e encenação de Jorge Silva Melo. A peça retrata o período entre a preparação das primeiras eleições após a Revolução de 25 de Abril e a aprovação da Constituição em abril de 1976, caracterizando​ o ambiente político vivido dentro e fora da Assembleia Constituinte.

Veja as reportagens fotográficas​ do ensaio geral (12 de abril) e da apresentação da peça (13 de abril).

No dia seguinte, os Constituintes​ foram homenageados com a realização de uma cerimónia de entrega dos diplomas de título de Deputados Honorários aos antigos parlamentares, de acordo com a Deliberação da Assembleia da República n.º 4/2016​, aprovada por unanimidade em 31 de março.

Antes da cerimónia, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, procedeu à entrega dos diplomas de Deputados Honorários ao antigo Presidente da República, Mário Soares, e ao atual Chefe do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua qualidade de Deputados Constituintes.

Nesse mesmo dia, foi descerrada uma placa de homenagem dos Deputados da XIII Legislatura aos Deputados da Assembleia Constituinte de 1975-1976.

Veja a ​reportagem fotográfica das cerimónias.

Programa das Comemorações dos 40 Anos da Constituição

13.04.2016